Projeto de Pesquisa - Colaboração Engenharia Eletrônica/UnB e Lamh/UnB

 Título: Validação de um protocolo para utilização de IMU´s na mensuração de ângulos articulares durante a marcha: comparação com dados do sistema de análise do movimento VICON

Objetivo: Verificar a acurácia e reprodutibilidade das IMU´s na mensuração da cinemática 3D da marcha comparando com dados utilizando sistema optico-eletrônico.

 

Projeto de Pesquisa Multicêntrico - UniLife-M

Cooperação entre UFSM, Faculdade de Medicina/UnB e Lamh/UnB

Título: TRAJETÓRIAS DO ESTILO DE VIDA E DE SAÚDE MENTAL DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO: A COORTE PROSPECTIVA UNILIFE

Coordenação: Prof. Dr. Felipe Barreto Schuch - Universidade Federal de Santa Maria

Objetivo: O projeto retrata uma coorte multicêntrica prospectiva internacional no Brasil (n=12), Alemanha (n=11), Austrália (n=4), Reino Unido (n=3), Colômbia (n=2), Estados Unidos da América (n=2), Chile (n=1), Nova Zelândia (n=1), Noruega (n=1), Cingapura (n=1), Espanha (n=1), Suriname (n=1), Suíça (n=1) e Holanda (n=1) e um estudo de caso-controle aninhado, com o objetivo de investigar 1) as relações entre estilo de vida e problemas de saúde mental incidentes em estudantes universitários, 2) as associações de correlações de estilo de vida (aptidão física) com problemas de saúde mental incidentes, e 3) os potenciais mediadores ou moderadores neurobiológicos (inflamação/estresse oxidativo) das associações de saúde mental e do estilo de vida. O estudo prospectivo reunirá dados autorrelatados sobre estilo de vida (dieta, atividade física, uso de substâncias, controle do estresse, apoio social, sono restaurador e exposição à tela), problemas de saúde mental (sintomas de depressão, ansiedade, mania, problemas de sono, uso e/ou abuso de substâncias, desatenção/hiperatividade e pensamentos/comportamentos obsessivos/compulsivos), demografia e curso acadêmico de 11.700 alunos calouros (300/p centro). Os participantes serão avaliados na linha de base e acompanhados por 1, 2 e 3,5 anos. Os participantes com triagem positiva para qualquer problema de saúde mental e controles pareados por idade, sexo e índice de massa corporal serão convidados para o estudo de caso-controle. O estudo caso-controle avaliará a aptidão física de todas as ondas (aptidão cardiorrespiratória, força de preensão manual e força de membros inferiores) e biomarcadores (inflamação, estresse oxidativo e neuroplasticidade). O estudo avançará no campo investigando de forma abrangente como vários comportamentos de estilo de vida se agrupam para prever os problemas de saúde mental mais prevalentes dos estudantes universitários durante seus anos de faculdade.

 

 Projeto de Pesquisa - Colaboração ANDE-Brasil e Lamh/UnB

 Título: Efeitos da velocidade nos parâmetros espaço-temporais da marcha, controle postural e desempenho funcional em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. 

Objetivo: Verificar os efeitos da velocidade da marcha nos parâmetros espaço-temporais da marcha e desempenho funcional de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. Como desfecho secundário será verificada a associação entre variáveis do controle postural e variáveis da marcha. 

 

Tese de Doutorado - Paula Ribeiro de Mesquita 

 Título: Variáveis espaço-temporais de crianças durante o correr em diferentes velocidades 

Objetivo: Descrever as variáveis espaço-temporais de crianças de 5 a 10 anos durante o correr em diferentes velocidades e relacionar com força de membros inferiores. 

 

Tese de Doutorado – Eduarda Abrahão Machado 

 Título: Avaliação do comportamento sedentário, nível de atividade física, sintomas depressivos e aspectos motores em pessoas com esclerose múltipla 

Objetivo: Investigar o tempo em comportamento sedentário, o nível de atividade física e os sintomas depressivos em mulheres com Esclerose Múltipla na pandemia da Covid 19. Pretende-se também propor um programa remoto, baseado em mudança de comportamento e exercício físico, verificando os efeitos nas variáveis comportamento sedentário, nível de atividade física e sintomas depressivos como desfechos primários. Como desfechos secundários, serão avaliados a mobilidade e equilíbrio, fadiga e qualidade de vida. 

 

Tese de doutorado - Aline Dalfito Gava 

 Título: Alteração do equilíbrio e marcha em homens adultos após lesão traumática do plexo braquial 

Objetivo:  Investigar a cinemática da marcha e o controle postural, por meio do teste de organização sensorial (SOT) na posturografia em homens adultos com lesão traumática de plexo braquial. Como desfecho secundário, verificar associação das variáveis do equilíbrio postural com testes funcionais de equilíbrio e mobilidade.

 

Tese de Doutorado – Natiéle de Moraes Meincke 

 Título: A influência da prática de Equoterapia no equilíbrio postural em crianças com paralisia cerebral. 

Objetivo: Avaliar e descrever o controle postural em crianças com paralisia cerebral ao longo de um ano de reabilitação com equoterapia. Além disso, descrever o comportamento do centro de pressão em crianças com paralisia cerebral durante diferentes tarefas realizadas na equoterapia. 

 

Tese de Doutorado – Leandra Aparecida Leal

Título: Influência do movimento dos membros superiores na locomoção em crianças com paralisia cerebral

Objetivo: Descrever a cinemática do movimento dos membros superiores e tronco durante a marcha em crianças com paralisia cerebral e verificar sua influência nos parâmetros espaço-temporais.

  

Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) - Gabriel Werneck de Souza e João Carlos Targino dos Santos

Título: Efeitos imediatos da fadiga na distribuição de pressão plantar em corredores recreacionais

Objetivo: Verificar os efeitos da fadiga nas variáveis de pressão plantar imediatamente após um protocolo de fadiga em esteira e na posição ortostática em corredores recreacionais adultos do sexo masculino.