Marcha, controle postural, desempenho funcional, fadiga, nível de atividade física e depressão em pessoas com esclerose múltipla

Descrição: A esclerose múltipla (EM) é uma desordem crônica do sistema nervoso central, ocorrendo desmielinização da bainha de mielina, apresentando como principais sintomas a fadiga e depressão. A EM tem um impacto importante no desempenho motor como redução da capacidade de locomoção, equilíbrio e força muscular, o que pode levar a limitações funcionais e reduzir a qualidade de vida dessas pessoas. O exercício parece contribuir na melhoria dos sintomas e funções motoras desses pacientes e diminuir a progressão das incapacidades relacionadas à doença. O ganho de força muscular, as adaptações neurais e a melhor integração dos sistemas de controle postural gerados pelo exercício podem estar relacionadas com um melhor desempenho funcional, diminuição da fadiga e sintomas depressivos.

 

Biomecânica da locomoção, controle postural e desempenho funcional em crianças com paralisia cerebral

Descrição: Crianças com Paralisia Cerebral possuem alterações no controle postural, na marcha e no desempenho funcional, que são requisitos essenciais para o seu desenvolvimento, assim como para a execução de atividades da vida diária. Os déficits e assimetrias na marcha podem impactar os parâmetros espaço-temporais, cinemática e dinâmica da locomoção. Atingir a marcha independente com controle em diferentes velocidades e manter o equilíbrio e funcionalidade motora nas tarefas do cotidiano pode ser um desafio para crianças com PC.  .

 

Efeitos da fadiga na cinemática, dinâmica e pressão plantar em corredores

Descrição: Sabe-se que a velocidade influencia os elementos fundamentais da locomoção humana, como ângulos articulares, parâmetros espaço-temporais (cinemática); força de reação do solo, torques articulares (cinética) e a distribuição de pressão plantar. Sobrecargas indevidas no sistema musculoesquelético durante o correr, como aquelas produzidas pela fadiga muscular, podem prejudicar o desempenho e provocar lesões por esforços repetitivos. Pretende-se verificar o comportamento dos torques articulares, variáveis espaço-temporais e distribuição de pressão plantar durante o andar e o correr em diferentes velocidades em corredores. Para isso serão utilizados sistemas de análise de movimento com câmeras de alta velocidade e plataformas de força para medir variáveis cinemáticas e cinéticas, e plataforma de pressão plantar para medir a distribuição de pressão plantar.

 

 

Desenvolvimento das variáveis espaço-temporais e pressão plantar no andar e correr em crianças

Descrição: Pretende-se verificar o comportamento das variáveis espaço-temporais e distribuição de pressão plantar durante o andar e o correr em diferentes velocidades em crianças de diferentes idades. Para isso serão utilizados sistemas de análise de movimento com câmeras de alta velocidade e plataformas de força para medir variáveis cinemáticas e cinéticas, e plataforma de pressão plantar para medir a distribuição de pressão plantar.

 

 

Reabilitação da locomoção, controle postural e desempenho funcional em populações com desordens de movimento

Descrição: O equilíbrio postural e a locomoção representam as habilidades motoras mais importantes para a vida diária e podem estar comprometidos em pessoas com desordens neurológicas ou musculoesqueléticas. Para a elaboração de processos de reabilitação efetivos é necessário entender os aspectos biomecânicos envolvidos nessas habilidades básicas e suas associações com o desempenho funcional.

Projeto de Pesquisa - Colaboração Engenharia Eletrônica/UnB e Lamh/UnB

 

 Título: Validação de um protocolo para utilização de IMU´s na mensuração de ângulos articulares durante a marcha: comparação com dados do sistema de análise do movimento VICON

Objetivo: Verificar a acurácia e reprodutibilidade das IMU´s na mensuração da cinemática 3D da marcha comparando com dados utilizando sistema optico-eletrônico.

 

Projeto de Pesquisa Multicêntrico - UniLife-M

Cooperação entre UFSM, Faculdade de Medicina/UnB e Lamh/UnB

 

Título: TRAJETÓRIAS DO ESTILO DE VIDA E DE SAÚDE MENTAL DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO: A COORTE PROSPECTIVA UNILIFE

Coordenação: Prof. Dr. Felipe Barreto Schuch - Universidade Federal de Santa Maria

Objetivo: O projeto retrata uma coorte multicêntrica prospectiva internacional no Brasil (n=12), Alemanha (n=11), Austrália (n=4), Reino Unido (n=3), Colômbia (n=2), Estados Unidos da América (n=2), Chile (n=1), Nova Zelândia (n=1), Noruega (n=1), Cingapura (n=1), Espanha (n=1), Suriname (n=1), Suíça (n=1) e Holanda (n=1) e um estudo de caso-controle aninhado, com o objetivo de investigar 1) as relações entre estilo de vida e problemas de saúde mental incidentes em estudantes universitários, 2) as associações de correlações de estilo de vida (aptidão física) com problemas de saúde mental incidentes, e 3) os potenciais mediadores ou moderadores neurobiológicos (inflamação/estresse oxidativo) das associações de saúde mental e do estilo de vida.